15 Dicas de Como ser um(a) Artesão (ã) “Profissional”

Hoje, dia 19 de Março, Dia do Artesão!! Nosso dia!!! Parabéns a todos nós gente!!

 

Por conta desse dia especial, decidi compartilhar com vocês 15 dicas que me ajudaram no momento em que decidi profissionalizar o meu artesanato. E como fazer isso?

Essa foi uma pergunta que me fiz durante muito tempo, será que meu hobby pode virar uma renda extra? Ou mesmo uma renda principal?
E essa pergunta me fiz em diversos momentos de minha vida, porque como disse aqui no blog, sempre estive envolvida com trabalhos manuais.
Mas foi no momento mais difícil de minha vida que intensifiquei esse desejo, simplesmente porque era no artesanato que renovava.
Fiz muitas pesquisas, aprimorei algumas técnicas, fiz alguns investimentos e o resultado veio como eu imaginava.
Hoje, o meu artesanato, continua sendo um hobby, mas também minha renda extra. Como recebo muitos emails com dúvidas, pedindo algumas orientações e dicas, decidi montar esse post com dicas fundamentais para você encarar seu dom como um negócio.

1 - Marca
Crie sua marca, ou um logótipo para utilizar em seus trabalhos.  Ela é sua identidade visual.


2 - Crie um Blog, uma FanPage ou os Dois
Criar um blog e uma Page hoje em dia é muito fácil, é de graça e autoexplicativo. Caso queria algo mais formatado e tenha como investir, existe muitas empresas que fazem esse tipo de Template, topo para Page. Essas duas ferramentas te colocam na vitrine virtual para divulgar seu trabalho.

3 - Cartões de Visita
Tenha um cartão de visita! Meus primeiros cartões de visita, eu mesma fiz! Eles são fundamentais para divulgação e demonstra seriedade do seu trabalho. Pode ser algo simples, mas com sua marca estampada, seus contatos (email, telefone) e o link e seu blog / site.

 
4 - Cadastro de clientes
Cadastre seus clientes!  Um cadastro simples; peça o nome, telefone e email. Esse cadastro serve para você divulgar as novidades dos seus trabalhos. Não se esqueça de pedir a data de aniversário, assim você poderá parabenizá-la ou mesmo oferecer uma gentileza nessa data especial.


5 - Fotografe seu trabalho
Fotografe sempre! Procure sempre um local claro, posições que valorizem seu trabalho, detalhes da peça e divulgue cada nova produção! São elas que farão seu negócio acontecer!! A dica também é você montar uma lista com preço de cada peça. O custo, o lucro e o material que utilizou. Lembre-se que essa listagem é para seu controle.

6 - Apresentação do seu produto
Embalagens, papéis, fitas, todos esses adereços falam muito de você e de seu tipo de artesanato. Não se esqueça de fazer uma embalagem bem agradável aos olhos. Isso cativa o cliente e valoriza seu trabalho, demonstrando cuidado e atenção com aquela peça.

 
7 - Valorize seu trabalho
Valorize seu trabalho! Quando alguém pedir desconto, avalie se é possível, não fique constrangida de falar que não é possível se de fato não for! Tenha bom senso para avaliar cada situação.

8 - Encomendas
Só aceite encomendas com pelo menos 50% do valor pago.  Não arrisque! Trabalhar no risco é ter a consciência que você pode não receber no tempo correto ou mesmo nem receber pelo trabalho realizado, além de ser extremamente desagradável para ela e para você.

 
9 - Prazos para entrega
Ao receber uma encomenda (a confirmação do pagamento), negocie um prazo para entrega. Dê um prazo adequado para confecção e qualquer imprevisto que possa ocorrer. Não falhe no prazo! Não entregar no prazo negociado, faz o cliente ficar em dúvida em comprar contigo novamente. Você pode perder a credibilidade. Organize-se para fazer as coisas com calma, com o cuidado e amor de sempre.

10 - Aprimore-se
Sempre que possível, faça oficinas, aprenda novas técnicas, pergunte, troque idéias, aprenda mais sempre!!! Hoje temos muitas formas de nos reciclarmos. Não se esqueça de ser generosa! Passe seu conhecimento e dicas para frente. Tem espaço pra todo mundo.

 
11 - Organize-se
Você pode ter aquela “baguncinha” normal de quando está produzindo, mas não deixe de organizar seus itens de trabalho. Organize itens pequenos em caixinhas, vidros ou que for prático para você pegar com facilidade, além de deixar tudo limpinho! Bagunça acumula energia negativa.

12 - Administre seu lucro
Sempre que você fizer uma venda, guarde uma parte do dinheiro, aprenda a organizar-se e poupar seu dinheiro.

13 - Educação
Educação é mandatório em nossa vida não é mesmo? Seja simpática, bem humorada... cara feia e grosserias espantam clientes! Afinal todo mundo tem problema, mas não temos que descontar isso em cima de ninguém, ainda mais nos clientes! Outra dica: NÃO ESCREVA NADA EM CAIXA ALTA, ISSO DÁ A SENSAÇÃO DE AGRESSIVIDADE, COMO SE ESTIVESSEMOS GRITANDO.

14 - Assuntos que não devemos abordar e debater com clientes e fornecedores
> Religião e Política
Cada um tem sua crença e sua preferência partidária, devemos respeitar isso e não trazer esses assuntos para o momento de negociação do seu produto.
> Doenças
Não justifique nenhum tipo de erro seu, dizendo que estava doente, tentando comover seu cliente. Isso é inaceitável.


15 - Criatividade
Sua criatividade é o seu negócio. Veja possibilidades em tudo, não perca nada de vista. Anote suas ideias, anote curiosidades, aprimore algum modelo, enfim, não esqueça que a criatividade é sua ferramenta de trabalho.

Arteiras e Arteiros, espero que essas dicas ajudem vocês como me ajudou!
Mais uma vez, Parabéns a todos!!

Um beijo!!



2 comentários:

  1. Adorei as dicas!!! Me ajudou bastante. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aurea! Meu blog esteve fora do ar um tempo, por isso só agora consegui te responder! Tem mais dicas! Seja sempre bem vinda!

      Beijos

      Excluir